No processo da construção já existem algumas medidas preventivas, tais como utilização de vergas e contravergas, telas para reforço de determinados locais, execução de juntas de movimentação e dilatação, execução adequada da fundação… mas ainda assim pode haver o aparecimento de trincas. Confira as principais causas:
– Cuidado com os materiais utilizados
Quando a argamassa, o concreto ou o gesso perdem umidade, podem sofrer também com a perda de volume. Esse tipo de retração, chamado de secagem, pode causar o aparecimento de fissuras no material.
– Observe trepidações ou vibrações
As vibrações causadas por elementos externos, como o excesso de trânsito de veículos pesados, metrô e elevadores, podem afetar algumas construções e desencadear o surgimento de trincas.
– Fique atento às infiltrações
Muitas vezes as infiltrações ocorrem quando a obra não é bem supervisionada e devidamente impermeabilizada, costumando aparecer em forma de vazamento. O problema se agrava quando a água escorre e começa a danificar o concreto, podendo até mesmo corroer amarras de aço. Nesse caso a estrutura pode vir a ruir.
– Evite construir em terrenos instáveis
O recalque é o fenômeno que acontece quando uma construção sofre um rebaixamento, geralmente, devido ao assentamento da casa ou edifício no solo.
– Observe a incidência de insetos na sua residência
Parece improvável e difícil de acontecer, mas insetos como formigas podem construir redes de túneis subterrâneos e causar oscilação no solo, comprometendo e danificando a fundação.
Gostou? Compartilhe com um(a) amigo(a)!